GERENCIAMENTO DOS APLICATIVOS DESTE BLOG CHICO DO RADIO O SECRETARIO DO POVO PB

HORA CERTA RADIO CULTURA BRASIL Cultura FM - Controle Remoto

controle remoto

escolha uma rádio
você está ouvindo

música

intérprete

a Seguir

  • h

programação completa »
SEGUIDORES A PARTIR DE HOJE 29 DE JANEIRO 2023
Contador de visitas
AS PREVISÕES DO TEMPO REAL HOJE
VISTA NOTURNA NOS CEUS DE FORTALEZA CEARA NORDESTE HOIJE MAPA MUNDIAL / NACIONAL ESTADOS DO BRASIL WEB JORNAL RADIO TV IMPRENSA PB PARCEIRA DO NOSSO BLOG PESSOAL CHICO DO RADIO PB RETRANSMITE A MISSA DO PADRE CICDERO DE JUAZEIRO DO NORTE CEARA POR GRAÇA ALCANÇADA Direto de Juazeiro do Norte Ceara no Comando de Roberto Bulhões

sábado, 9 de julho de 2011

NOSSO FOLCLORE EM CAJAZEIRAS ESTAS MATERIAS SO SERVEM PARA ESTUDANTES E UNIVERSITARIOS PARA SUAS ATIVIDADES DE ESTUDOS

3


O Nosso Folclore



Folclore significa o saber popular de um país, de um estado ou de uma região. Abrange as crenças, lendas, provérbios, adivinhações, festas, danças, cantigas, folguedos e artesanatos.

O nosso folclore, como ocorre com o folclore de todo o Nordeste, tem suas origens nas tradições culturais portuguesas, africanas e indígenas.



Fazem parte do nosso folclore a vaquejada, a banda cabaçal, o carnaval, o coco, as brincadeiras de Judas, as feiras de artesanatos, o xaxado, teatros de bonecos, feiras livres, as cantorias de violas, literatura de cordel e as festas juninas.



Vaquejada







A vaquejada é uma das festas mais populares do Sertão, reunindo grande número de vaqueiros, que exibem sua habilidade e destreza na derrubada da rês.





Na vaquejada correm sempre dois vaqueiros. Um deles, o esteira, procura conservar o boi em determinada direção. O outro cavaleiro, ao emparelhar com o novilho, touro, boi ou vaca, deve segurar o animal pela cauda e, com um forte puxão, derrubá-lo dentro de um espaço determinado, chamado de raia. Se não conseguir, ele recebe uma grande vaia da platéia. Diz-se, estão, que ele “botou o boi no mato”.





Parque de Vaquejada Bons Amigos – Bairro Vila Nova



Os principais parques de vaquejada do município de Cajazeiras são: Parque Fabreu na Fazenda Cabeça da Onça e Parque Bons Amigos na cidade de Cajazeiras.



Banda Cabaçal



Conjunto instrumental de percussão e sopro que tocam marchas, galopes, modinhas e valsas pelo Sertão Paraibano.

A banda cabaçal é comumente formada por dois zabumbas e dois pifes ou pífanos.

Um dos zabumbas pode ser substituído por um tarol ou por uma caixa.

O conjunto é utilizado para acompanhar danças dramáticas como o coco, o bumba-meu-boi, bailes populares, festas religiosas e eventos culturais.

No município de Cajazeiras destacam-se duas bandas cabaçais.

Os Inácios no Sítio Bé, grupo composto por agricultores que se apresentam em festas religiosas e em eventos culturais. Componentes: Manoel Inácio e Antonio Inácio (Pífanos), José Inácio (Zabumba) e Valmir Inácio (Caixa).





Banda Cabaçal Estrela Brilhante



A Banda Cabaçal Estrela Brilhante da cidade de Cajazeiras, formada por: Moisés de Oliveira e Patrício Nogueira (Pífanos), Rivelino Martins (Zabumba) e Judivan de Oliveira (Caixa).



Coco



O coco é uma dança e canto popular executado por um grupo de homens e mulheres que responde aos versos do tirador de coco ou coqueiro.

O solista, dançando e cantando no centro da roda, ao se despedir do grupo, convida alguém para substituí-lo com uma umbigada.





Roda de Coco



Os instrumentos usados no coco são ganzá, pandeiro e bombo.



Quebra coco, quebra coco,

Na ladeira do Piá!

Quando há coco maduro

Só se apanha cocolá!....



Brincadeira de Judas





A festa de Judas é uma tradição popular de origem portuguesa.

Na madrugada se sábado de Aleluia penduraram-se, nas árvores ou em postes, bonecos de palha ou de pano que serão rasgados e queimados pela população.







Cantorias de Violeiros





Desafio poético entre cantadores com violas, que só termina quando um dos participantes não consegue responder satisfatoriamente às chacotas de seu rival.

As cantorias reúnem grandes grupos de pessoas que vibram, aplaudem e se divertem com os insultos trocados entre os violeiros.



Podemos destacar na cidade de Cajazeiras grandes violeiros ou cantadores de viola, como, Chico Xavier, Chico Galvão, João Amaro, Zé Marcondes e Chico Guedes.

Literatura de Cordel



São comuns nas feiras livres de Cajazeiras, bancas que vendem folhetos ou pequenos livros suspensos em cordéis. Por isso, esse material impresso, no conjunto, recebeu a designação de literatura de cordel. Os temas giram em torno de fatos históricos, heróis, cangaceiros, aventuras, casos de amor, misticismo e religiosidade.





A literatura de cordel teve sua origem nas “folhas soltas” ou “folhas volantes”, com fatos históricos escritos em versos, que os portugueses introduziram no Nordeste do Brasil.

Pode-se destacar, em Cajazeiras algumas personagens, na literatura de cordel, entre eles o poeta Chico Guedes.



Natal



O nascimento de Cristo, festejado em 25 de dezembro, conta com os tradicionais pastoris, reuniões familiares, comidas típicas, troca de presentes e construção de presépios.



Carnaval





O mês de fevereiro, em Cajazeiras, é sinônimo de festa. É Carnaval, a festa em que, sob máscaras e fantasias, o cajazeirense se revela em sua essência: alegre, criativo, musical e irreverente. Oficialmente o Carnaval cajazeirense começa na sexta-feira e termina na manhã da quarta-feira de cinza, quase sempre em fevereiro. (A data da festa varia de acordo com o calendário católico-apostólico-romano, já que ela acontece 40 dias antes da Páscoa).

Na Cidade de Cajazeiras o carnaval é considerado como um dos melhores carnavais do Estado da Paraíba. O nosso carnaval é festejado com bailes, fantasias, desfiles de blocos e de escolas de samba. A grande animação fica por conta dos trios elétricos, que levam os foliões às ruas e praças da cidade.







Artesanato



O artesanato é uma atividade tradicional na nossa região. Atividade na qual a “fábrica” é o próprio artesão, com sua imaginação, sua criatividade, sua força e seus recursos.



O artesanato atualmente desempenha função social das mais importantes do nosso município, porque emprega muita gente, atenuando o problema do desemprego na região.



No artesanato cajazeirense destaca-se a produção de crochê, bordados, cerâmica e redes, panelas e potes de barro, rapadura e mel de engenho.



Festas Juninas





As festas juninas, no município de Cajazeiras, como também em todo o nordeste brasileiro, acontecem no mês de junho, conhecido como o mês das fogueiras, quando festejam o aspecto folclórico e religioso, com novenas, procissões, fogueiras, comidas típicas regionais e danças regionais como quadrilha e forró.





As comemorações se iniciam no dia 12, véspera de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro, no dia 24, comemora-se o São João, as maiores festas ocorrem nesse dia. A tradição de festejar o dia de São João veio de Portugal. Ele é também um santo casamenteiro, mas é mais famoso por ajudar as pessoas a acharem objetos perdidos. As comemorações juninas terminam no dia 29, dia de São Pedro. Ele é o guardião das portas do céu, protetor dos pescadores e também protetor das viúvas. Os estudos colocam que a dança de quadrilha teve origem na Inglaterra, por volta dos séculos XIII e XIV. A guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra, serviu também para promover uma transferência cultural entre esses países. A França adotou a quadrilha e levou-a para os palácios, tornando-a assim uma dança nobre. Rapidamente se espalhou por toda a Europa, sendo assim uma dança presente em todas as festividades da nobreza. A quadrilha é dançada em homenagem aos santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro) e para agradecer as boas colheitas na roça. Tal festejo é importante, pois o homem do campo é muito religioso, devoto e respeitoso a Deus. Dançar, comemorar e agradecer. Em quase todo o Brasil, a quadrilha é dançada por um número par de casais e a quantidade de participantes da dança é determinada pelo tamanho do espaço que se tem para dançar. A quadrilha é comandada por um marcador que orienta os casais, usando palavras afrancesadas e portuguesas.

Nesse período são saudados os santos: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro e São Paulo (dia 29), com fogueiras, foguetes e balões.

A festa maior fica por conta do Xamegão, a praça do forró em Cajazeiras, onde reúne milhares de pessoas durante as festas juninas, com apresentação de bandas e grupos regionais.



Comidas Típicas





As comidas típicas que fazem parte do nosso cardápio são super deliciosas nos convidam sempre para um bom apetite. As principais comidas típicas do nosso município são: buchada, mungunzá, pirão de galinha de capoeira, pirão de peixe, pirão de corredor de boi, angu, caldo de mocotó, baião de dois (rubacão), arroz de leite,



cuscuz com carneiro ou bode, farofa, cocada, chouriço, espécie de gergelim, doce de leite, quebra-queixo, picado de porco e outras deliciosas comidas.



Festas Religiosas



As festas religiosas são homenagens feitas aos santos padroeiros da cidade, dos bairros e dos distritos ou aos santos de devoções populares. Essas festas são comemoradas com muita alegria, forrós, barracas, leilões, comidas típicas, fogueiras, vaquejadas e muitos festejos.

As principais festas religiosas populares são: as festas de padroeiros ou padroeiras do município, as festas de São Lázaro, as novenas do mês de maio, as festas juninas, a paixão de Cristo e as festas do final de ano, que são comemoradas tradicionalmente por grupos familiares.















As principais festas tradicionais conhecidas no calendário religioso cajazeirense podem-se destacar:





A festa de São João Bosco, padroeiro da paróquia do Bairro da Camilo de Holanda, é comemorada no dia 31 de janeiro.



No dia 1° de maio, festa do padroeiro da paróquia do Bairro das Casas Populares, São José Operário.



As novenas do mês de maio, em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, padroeira da Igreja Matriz. O dia 13 de maio é comemorado como o dia da padroeira.











Primeira capela de Nossa Senhora da Piedade construída por Mãe Aninha em 1836, transformada em Catedral Diocesana em 1915. Em 1954 recebeu a imagem de Nossa senhora de Fátima.





Igreja Matriz de Nossa senhora de Fátima





No dia 13 de junho, comemora-se a festa de Santo Antonio, padroeiro da capela da rua do mesmo nome.



No dia 15 de setembro, a cidade de Cajazeiras festeja a sua padroeira, na Igreja da Catedral, Nossa Senhora da Piedade.



No dia 28 de dezembro, comemora-se a festa da Sagrada Família (Jesus, Maria e José), na Paróquia do Bairro Jardim Oásis.



























































Sugestões de Atividades



Para você fazer com a sua Professora

1.Pesquise sobre o folclore cajazeirense e monte um mural na sua escola.

2.O povo do qual herdamos a prática de fazer cerâmica. Pesquise um pouco.



Pesquise no seu caderno

1.Um exemplo de dança folclórica típica do nosso município.

2.Fale sobre o carnaval de Cajazeiras.

3.A maior festa folclórica do município de Cajazeiras.

4.Atividade econômica praticada em nosso município.

5.Relacione os principais parques de vaquejadas que você conhece no nosso município.

6.As festas religiosas da nossa cidade.

7.As mulheres rendeiras.

8.O nosso carnaval.

9.O Parque do Xamegão.

10.Sobre as festas de São Lázaro no nosso município.



Entreviste um “personagem popular” do folclore cajazeirense (pescador, vaqueiro, rendeira, artesão, violeiro, etc.), fazendo-lhe as perguntas abaixo:



1.Qual a sua profissão?

2.Onde trabalha?

3.Quanto ganha por mês?

4.Com o que você ganha dá para manter a sua família?

5.Você se considera um “personagem popular”? Por que?

Cole nos espaços abaixo gravuras do “personagem Popular” que você entrevistou.









Complete as horizontais sobre o nosso Folclore.

Cantado no centro de uma roda. 1 2 3 4

Festejado no dia 25 de dezembro 5 6 7 8 9

Comuns nas feiras de Cajazeiras. 10 11 12 13 14 15

Festas comemoradas com fogueiras 16 17 18 19 20 21 22

Animado por Trios Elétricos 23 24 25 26 27 28 29 30

Desafio Poético

31 32 33 34 35 36 37 38 39

Festas que reúnem os vaqueiros da região. 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49

Atividade tradicional da região 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

Os componentes da Banda Cabaçal Os Inácios do Bé são: 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72

Os Inácios do Sítio Bé. 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84

Membro da Banda Cabaçal Estrela Brilhante 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98



Escreva a frase preenchendo os quadradinhos abaixo, de acordo com cada uma das letras numeradas na atividade anterior.





A 80 6 5 13 21 78 48 80 27 82 32 15 14 22 7 12 44 9 98



80

25 19 67

H 77 75 68 71

D

A 1 37 47 77 47 95





D

E 3 7 45 32

Z 44 96 97 61 60







4

As Atividades Econômicas do Município de Cajazeiras



Considerações Gerais



A população do município de Cajazeiras se dedica às mais diversas ocupações. Há pessoas que trabalham na agricultura, enquanto outras estão empregadas nas indústrias, no comércio, nos bancos e nas repartições federais, estaduais e municipais. Assim, cada um, com o seu trabalho, contribui para a economia do nosso município.



As atividades econômicas estão classificadas em três setores:

- O setor Primário – compreende a agricultura, a pecuária, a pesca e a extração de produtos vegetais e minerais.

- O Setor Secundário – abrange as atividades ligadas às indústrias.

- O Setor Terciário – diz respeito ao comércio, ao turismo, aos bancos, aos transportes e aos serviços de saúde e de ensino.



Como você pode observar, esses setores referem-se tanto às atividades rurais quanto às urbanas.

Vamos ver como algumas são praticadas em nosso município.



A Agricultura



A Agricultura é a principal atividade econômica do município de Cajazeiras, contribui com o maior volume de nossa produção. Dentre os vários produtos existentes na nossa agricultura, hoje podemos destacar o feijão, o milho, o arroz, e os produtos da agricultura irrigada, como o coco, a banana e produtos de horticultura.



Agricultura de Subsistência (Sítio Penha).



O município de Cajazeiras possui uma agricultura com muitos problemas que precisam ser superados.

As técnicas agrícolas utilizadas ainda são muitas atrasadas. Disso resulta um baixo rendimento das plantações.



A má distribuição das terras é outro problema grave da agricultura do nosso município. Os latifúndios pertencem a poucos donos e, em contraste, há um grande número de agricultores sem terra que trabalham para outras pessoas e vivem em situação de grande pobreza.



O algodão arbóreo ou mocó

Até a década de 70, o algodão foi o principal produto agrícola cultivado no município de Cajazeiras, associado à criação de gado e ao plantio de feijão e milho.

Destacou-se como a melhor fibra do mundo para a produção de tecidos. As sementes eram utilizadas na fabricação de óleo comestível e torta para a alimentação do gado.

Atualmente, a produção de algodão no município de Cajazeiras não tem expressão econômica. Isso se deve à falta de incentivo do poder público, às secas constantes, o êxodo rural, à praga do bicudo e principalmente à concorrência da fibra sintética no mercado mundial.



A Pecuária



A criação de gado no município de Cajazeiras iniciou no período colonial, quando foram instalados, no Estado da Paraíba, os primeiros engenhos de açúcar. Nessa época, os animais eram criados nas terras dos próprios engenhos. Serviam como alimento e eram utilizados para mover as moendas.

Com o tempo, os rebanhos foram crescendo e se deslocaram em direção ao interior. Assim, surgiram as primeiras fazendas no Agreste e depois no Sertão.

Nessas áreas, o gado vivia solto e se alimentava das pastagens naturais que ali cresciam. No Sertão, as maiores fazendas se localizavam nos vales dos rios Piranhas e do Peixe.

Até hoje, o gado nessa região é criado como na época colonial, os animais vagueiam pela caatinga, não são confinados em estábulos e quase não há pastagens cultivadas.

Além do gado bovino (bois e vacas), no município de Cajazeiras, criam-se também caprinos (bodes e cabras), suínos (porcos), asininos (jumentos), muares (burros e mulas) e eqüinos (cavalos e éguas).

No nosso município predomina a pecuária extensiva, em que os rebanhos são criados soltos.



A Pesca



A pesca é uma atividade econômica de pouca expressão no nosso município, destaca-se, principalmente, nos açudes de Engenheiro Ávidos e Lagoa do Arroz.

A pesca é praticada por pescadores da região de forma artesanal e por pescadores profissionais vindo de outras regiões.





Atividade pesqueira no Açude Lagoa do Arroz.



As principais espécies de peixes existentes e exploradas nos açudes e barragens do município de Cajazeiras são: tilápia, curimatá, traíra, sardinha, branquinha, piau, pescada e tucunaré.







A Indústria e Energia



A indústria é a atividade econômica que transforma matéria-prima em diferentes produtos destinados ao uso e consumo da sociedade humana. A madeira é transformada em móveis. O couro é transformado em sapatos, bolsas e em outros bens. O leite é transformado em queijo, manteiga, creme, etc. Estes são alguns exemplos do trabalho da indústria.

Para instalação de uma indústria é necessário muito dinheiro, boas estradas, energia elétrica, mão-de-obra especializada, matéria prima para a fabricação dos produtos e consumidores para comprar os produtos.

A atividade industrial no município de Cajazeiras teve início ainda século XIX com as bulandeiras, equipamentos movidos por dois bois que beneficiavam o algodão, separando o caroço da pluma. Mas com o advento da máquina a vapor no Brasil as bulandeiras foram substituídas por máquinas que ampliaram a produção.

Nas décadas do século XX foram implantadas as primeiras usinas de beneficiamento do algodão na cidade de Cajazeiras, acionadas pela construção de um ramal de linha férrea que ligava a cidade de Cajazeiras á ferrovia de São João do Rio do Peixe ligando o litoral paraibano á cidade de Fortaleza, no Ceará.

Em 1926 a Usina santa Cecília de propriedade do Cel Joaquim Matos começou a operar no beneficiamento do algodão, extraindo o óleo do caroço e fabricando o sabão, além da pluma.

Na década de 30, em nossa cidade foi instalada a multinacional Anderson Clayton, empresa norte-americana e a Sanbra que dinamizaram a cotonicultura na nossa região.

Em 1942 foi fundado a empresa Galdino Pires & Cia, pelo agropecuarista Major Galdino Pires, que durante muito tempo, principalmente, durante o período de hegemonia do algodão na nossa região, após o surgimento do bicudo e a morte do Major Galdino Pires a empresa fechou.

Na década de 80, surgem na nossa cidade as fábricas de doce Rio verde e Patamuté que até hoje geram divisas e emprega para o nosso município.

A cidade de Cajazeiras ainda não dispõe de grandes indústrias. A instalação de fábricas modernas é recente. Teve início nos anos sessenta, quando foram realizados pela Sudene os primeiros projetos de distritos industriais. As principais indústrias implantadas na cidade de Cajazeiras são de produtos têxteis e alimentícios.

Destaca-se também a fabricação de doce (Rio Verde e Patamuté) e as têxteis (as indústrias Patamuté e Catex).

Ao contrário do que ocorre no setor industrial, a energia é o que não falta na cidade de Cajazeiras. O nosso sistema de eletrificação é administrado pela Saelpa, empresa do consórcio do grupo Cataguazes.

A energia elétrica consumida no município de Cajazeiras é produzida pela Chesf, principalmente, pela Usina de Paulo Afonso, localizada no rio São Francisco, na divisa do Estado da Bahia com o Estado de Alagoas.









































O Comércio







O comércio trata-se de trocas de mercadorias por dinheiro. O nosso comércio é bastante desenvolvido e polariza uma grande área do alto sertão paraibano.







O comércio de Cajazeiras brotou com a primeira feira livre realizada no dia 07 de agosto de 1848, idealizada pelo cunhado do Pe. Rolim, Tenente Sabino de Souza Coelho, nos entornos da atual Igreja Matriz de Nossa senhora de Fátima, hoje Rua Joaquim de Souza, conhecida como “rua da feira velha”, sendo depois transferida para a Rua Manoel Mariano e Praça Coração de Jesus, onde funciona até hoje.





.

O comércio de Cajazeiras é bem diversificado. Temos dois açougues públicos funcionando, um na praça Cel Matos e o outro na Avenida Carlos Pires de Sá; dois

Feira Livre de Cajazeiras nos sábados



mercados públicos, um na rua Padre José Tomaz, no centro da cidade, onde se comercializa produtos de bens de uso, como calçados e vestuários, o outro na Avenida Carlos Pires de Sá, lá se vendem todos tipos de produtos, cereais, miudezas em geral, hortifrutigranjeiros e etc.







Além disso, no nosso comércio destacam-se os frigoríficos, farmácias, lojas de tecidos, confecções, eletrodomésticos, móveis, veículos novos e usados, materiais de construção; supermercados; bares, hotéis, restaurantes e churrascarias; postos de



gasolina, sorveterias, locadoras de vídeos; duas feiras livres, uma nos sábados no centro da cidade e outra nas quartas-feiras na avenida Carlos Pires de Sá. Nas feiras livres os produtos são comercializados em barracas móveis no meio da rua, onde se vendem diversas mercadorias, como feijão, milho, arroz, temperos, animais e produtos hortifrutigranjeiros.



Os Meios de Transportes





O nosso principal meio de transporte é o rodoviário, destacando-se caminhões, veículos, ônibus e motocicletas. Que contribuem para integrar o nosso município com os demais municípios brasileiros.



As principais empresas de ônibus que fazem a interligação entre o nosso município e os demais da região e do país, são: Expresso Guanabara, Navarrense, Gontijo, Viação Planalto, São Geraldo, Viação Progresso, Senador.







O transporte coletivo que circula na zona urbana de Cajazeiras é feito pela Empresa de Transporte Dois Irmãos.

Os transportes de mercadorias são feitos por empresas de transportes de cargas e encomendas (Transportes Marajó, Expresso Guanabara, etc.) e caminhões particulares, que vêm de outras localidades e cruzam o nosso município.

O nosso município é cortado pela rodovia federal, BR-230, que liga a nossa cidade as demais cidades do país.

Rodovias estaduais: PB-400 que liga Cajazeiras a São José de Piranhas e PB-393 que liga a nossa cidade a cidade de São João do Rio do Peixe.



Os Meios de Comunicações





Os meios de comunicação ocupam grande espaço em nossas vidas. Eles nos informam e nos divertem.

Vivemos na era da comunicação. Quando acontece alguma coisa em qualquer parte do mundo, logo ficamos sabendo. As notícias são transmitidas através dos meios de comunicação: rádio, televisão, fax, jornais, internet, telefone, correio, etc.

Como estão os meios de comunicação da cidade de Cajazeiras?

O serviço de telefonia fixo é mantido pela empresa Telemar e os serviços de celulares pelas empresas, Claro, Tim e Oi. Através do sistema DDD (Discagem Direta á Distância) podemos ligar para os diversos municípios do Brasil. O sistema DDI (Discagem Direta Internacional) liga de Cajazeiras a muitos países do mundo.

A EBCT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) distribui as cartas e encomendas e passa telegramas.









Hoje, Cajazeiras tem apenas um jornal local em circulação, Gazeta do Alto Piranhas, fundado pelo professor José Antonio de Albuquerque, em 1° de janeiro de 1999.



Revistas e periódicas atualmente em circulação temos a Revista Destaque, a Revista Oba, a Revista .Com, Pátria Jornal, Almanaque do Sertão e Edição Comemorativa de Chico do Rádio.



Há atualmente em Cajazeiras tem seis emissoras de rádio, três AM (Rádio Alto Piranhas, Difusora Rádio Cajazeiras e Rádio Oeste) e três FM (Radio Patamuté, Rádio Arapuã e Radio Comunitária Cidade).









Sugestões de Atividades



Para você fazer com a sua Professora



1.Desenhe em uma cartolina uma maquete mostrando ruas, casa, comércio (padaria, farmácia, lojas, supermercado, etc), carros, igreja, escola, etc. Pode colar fotografias e desenhos.

Responda no seu caderno



1.Qual a importância dos meios de comunicação para o nosso município?

2.Relacione os canais de televisão que você tem acesso em sua casa.

3.Diga que importância tem o jornal Gazeta do Alto Piranhas para a cidade de Cajazeiras.

4. Leia um jornal que circula em nossa cidade e transcreva resumidamente o seguinte:

a) Uma notícia do nosso município;

b) Uma notícia do Estado da Paraíba;

c) Uma notícia do nacional;

d) Uma notícia internacional.

5. Sobre a pecuária do município de Cajazeiras.

a) O que podemos aproveitar dos caprinos?

b) Por que o Bode é considerado o Rei da Caatinga?

c) Quais são os principais rebanhos do nosso município?

d) Em que período iniciou-se a criação de gado bovino no município de Cajazeiras?

6. Leia o texto e responda as questões abaixo.

O leite é um alimento de grande valor nutritivo. Contém sais minerais que participam da formação e crescimento dos ossos, sendo por isso fundamental na alimentação das crianças.

a) Que tipo de leite é consumido em sua casa?

b) Por que há crianças que não tomam leite?

c) Qual o tipo de pecuária que se pratica no nosso município?

d) Por que o gado da nossa região, muitas das vezes, apresenta raquitismo?

7. Sobre a indústria e energia do nosso município.

a) Diga qual o setor industrial que se destaca no nosso município.

b) Se fosse instalada uma grande indústria em nossa cidade, que benefícios ela traria para a população?

c) Qual a hidrelétrica que fornece energia para o município de Cajazeiras?

d) Cite as principais indústrias alimentícias instaladas em nossa cidade.

8.Sobre os nossos meios de transportes.

a) Fale sobre o sistema de transporte mais usado no nosso município.

b) Que contribuição os meios de transportes oferecem para a cidade de Cajazeiras?

c) Qual o nome do aeroporto da cidade de Cajazeiras, e em que bairro ele está localizado?

d) Cite as principais empresas de ônibus urbana, intermunicipais e interestaduais da nossa cidade.

9.Sobre a agricultura cajazeirense.

a) Justifique a resposta que você escolher para a pergunta abaixo:

De que a agricultura mais precisa?

( ) Do emprego de máquinas;

( ) Da irrigação

( ) Das sementes selecionadas;

( ) De inseticidas e adubos;

( ) Da distribuição de terras (Reforma Agrária).

b) Descreva alguns problemas que atingem a nossa agricultura.

c) Cite os principais produtos agrícolas do nosso município.

d) Relacione as causas que contribuíram para a decadência da produção do algodão no nosso município.









Preencha os quadrinhos abaixo:



1.Atividade econômica praticada nos mananciais de forma artesanal, no município de Cajazeiras





2.Uma das principais atividades econômicas da nossa cidade.

C



3.Atividade econômica praticada na zona rural





4.Meio que interliga o nosso município as demais localidades do mundo.





5.Produto agrícola que teve grande expressão econômica no nosso município.





6.Empresa de telefonia fixa da cidade de Cajazeiras.





7.Primeira Emissora de Rádio instalada na cidade de Cajazeiras.











Identifique o significado dos sinais de trânsito abaixo:























Para você cantar com os seus amigos



Algodão

Luiz Gonzaga e Zé Dantas



Bate a enxada no chão

Limpa o pé do algodão

Pois pra vencer a batalha

É preciso ser forte, robusto, valente

Ou nascer no Sertão,

Tem que suar muito, pra ganahr o pão

Que a coisa lá, não é brinquedo não

Mas quando chega o tempo rico da colheita

“Trabaiador” vendo a fortuna, se deleita

Chama a “famia” e sai pelo roçado, vai

Cantando alegre ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai,
3


O Nosso Folclore



Folclore significa o saber popular de um país, de um estado ou de uma região. Abrange as crenças, lendas, provérbios, adivinhações, festas, danças, cantigas, folguedos e artesanatos.

O nosso folclore, como ocorre com o folclore de todo o Nordeste, tem suas origens nas tradições culturais portuguesas, africanas e indígenas.



Fazem parte do nosso folclore a vaquejada, a banda cabaçal, o carnaval, o coco, as brincadeiras de Judas, as feiras de artesanatos, o xaxado, teatros de bonecos, feiras livres, as cantorias de violas, literatura de cordel e as festas juninas.



Vaquejada







A vaquejada é uma das festas mais populares do Sertão, reunindo grande número de vaqueiros, que exibem sua habilidade e destreza na derrubada da rês.





Na vaquejada correm sempre dois vaqueiros. Um deles, o esteira, procura conservar o boi em determinada direção. O outro cavaleiro, ao emparelhar com o novilho, touro, boi ou vaca, deve segurar o animal pela cauda e, com um forte puxão, derrubá-lo dentro de um espaço determinado, chamado de raia. Se não conseguir, ele recebe uma grande vaia da platéia. Diz-se, estão, que ele “botou o boi no mato”.





Parque de Vaquejada Bons Amigos – Bairro Vila Nova



Os principais parques de vaquejada do município de Cajazeiras são: Parque Fabreu na Fazenda Cabeça da Onça e Parque Bons Amigos na cidade de Cajazeiras.



Banda Cabaçal



Conjunto instrumental de percussão e sopro que tocam marchas, galopes, modinhas e valsas pelo Sertão Paraibano.

A banda cabaçal é comumente formada por dois zabumbas e dois pifes ou pífanos.

Um dos zabumbas pode ser substituído por um tarol ou por uma caixa.

O conjunto é utilizado para acompanhar danças dramáticas como o coco, o bumba-meu-boi, bailes populares, festas religiosas e eventos culturais.

No município de Cajazeiras destacam-se duas bandas cabaçais.

Os Inácios no Sítio Bé, grupo composto por agricultores que se apresentam em festas religiosas e em eventos culturais. Componentes: Manoel Inácio e Antonio Inácio (Pífanos), José Inácio (Zabumba) e Valmir Inácio (Caixa).





Banda Cabaçal Estrela Brilhante



A Banda Cabaçal Estrela Brilhante da cidade de Cajazeiras, formada por: Moisés de Oliveira e Patrício Nogueira (Pífanos), Rivelino Martins (Zabumba) e Judivan de Oliveira (Caixa).



Coco



O coco é uma dança e canto popular executado por um grupo de homens e mulheres que responde aos versos do tirador de coco ou coqueiro.

O solista, dançando e cantando no centro da roda, ao se despedir do grupo, convida alguém para substituí-lo com uma umbigada.





Roda de Coco



Os instrumentos usados no coco são ganzá, pandeiro e bombo.



Quebra coco, quebra coco,

Na ladeira do Piá!

Quando há coco maduro

Só se apanha cocolá!....



Brincadeira de Judas





A festa de Judas é uma tradição popular de origem portuguesa.

Na madrugada se sábado de Aleluia penduraram-se, nas árvores ou em postes, bonecos de palha ou de pano que serão rasgados e queimados pela população.







Cantorias de Violeiros





Desafio poético entre cantadores com violas, que só termina quando um dos participantes não consegue responder satisfatoriamente às chacotas de seu rival.

As cantorias reúnem grandes grupos de pessoas que vibram, aplaudem e se divertem com os insultos trocados entre os violeiros.



Podemos destacar na cidade de Cajazeiras grandes violeiros ou cantadores de viola, como, Chico Xavier, Chico Galvão, João Amaro, Zé Marcondes e Chico Guedes.

Literatura de Cordel



São comuns nas feiras livres de Cajazeiras, bancas que vendem folhetos ou pequenos livros suspensos em cordéis. Por isso, esse material impresso, no conjunto, recebeu a designação de literatura de cordel. Os temas giram em torno de fatos históricos, heróis, cangaceiros, aventuras, casos de amor, misticismo e religiosidade.





A literatura de cordel teve sua origem nas “folhas soltas” ou “folhas volantes”, com fatos históricos escritos em versos, que os portugueses introduziram no Nordeste do Brasil.

Pode-se destacar, em Cajazeiras algumas personagens, na literatura de cordel, entre eles o poeta Chico Guedes.



Natal



O nascimento de Cristo, festejado em 25 de dezembro, conta com os tradicionais pastoris, reuniões familiares, comidas típicas, troca de presentes e construção de presépios.



Carnaval





O mês de fevereiro, em Cajazeiras, é sinônimo de festa. É Carnaval, a festa em que, sob máscaras e fantasias, o cajazeirense se revela em sua essência: alegre, criativo, musical e irreverente. Oficialmente o Carnaval cajazeirense começa na sexta-feira e termina na manhã da quarta-feira de cinza, quase sempre em fevereiro. (A data da festa varia de acordo com o calendário católico-apostólico-romano, já que ela acontece 40 dias antes da Páscoa).

Na Cidade de Cajazeiras o carnaval é considerado como um dos melhores carnavais do Estado da Paraíba. O nosso carnaval é festejado com bailes, fantasias, desfiles de blocos e de escolas de samba. A grande animação fica por conta dos trios elétricos, que levam os foliões às ruas e praças da cidade.







Artesanato



O artesanato é uma atividade tradicional na nossa região. Atividade na qual a “fábrica” é o próprio artesão, com sua imaginação, sua criatividade, sua força e seus recursos.



O artesanato atualmente desempenha função social das mais importantes do nosso município, porque emprega muita gente, atenuando o problema do desemprego na região.



No artesanato cajazeirense destaca-se a produção de crochê, bordados, cerâmica e redes, panelas e potes de barro, rapadura e mel de engenho.



Festas Juninas





As festas juninas, no município de Cajazeiras, como também em todo o nordeste brasileiro, acontecem no mês de junho, conhecido como o mês das fogueiras, quando festejam o aspecto folclórico e religioso, com novenas, procissões, fogueiras, comidas típicas regionais e danças regionais como quadrilha e forró.





As comemorações se iniciam no dia 12, véspera de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro, no dia 24, comemora-se o São João, as maiores festas ocorrem nesse dia. A tradição de festejar o dia de São João veio de Portugal. Ele é também um santo casamenteiro, mas é mais famoso por ajudar as pessoas a acharem objetos perdidos. As comemorações juninas terminam no dia 29, dia de São Pedro. Ele é o guardião das portas do céu, protetor dos pescadores e também protetor das viúvas. Os estudos colocam que a dança de quadrilha teve origem na Inglaterra, por volta dos séculos XIII e XIV. A guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra, serviu também para promover uma transferência cultural entre esses países. A França adotou a quadrilha e levou-a para os palácios, tornando-a assim uma dança nobre. Rapidamente se espalhou por toda a Europa, sendo assim uma dança presente em todas as festividades da nobreza. A quadrilha é dançada em homenagem aos santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro) e para agradecer as boas colheitas na roça. Tal festejo é importante, pois o homem do campo é muito religioso, devoto e respeitoso a Deus. Dançar, comemorar e agradecer. Em quase todo o Brasil, a quadrilha é dançada por um número par de casais e a quantidade de participantes da dança é determinada pelo tamanho do espaço que se tem para dançar. A quadrilha é comandada por um marcador que orienta os casais, usando palavras afrancesadas e portuguesas.

Nesse período são saudados os santos: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro e São Paulo (dia 29), com fogueiras, foguetes e balões.

A festa maior fica por conta do Xamegão, a praça do forró em Cajazeiras, onde reúne milhares de pessoas durante as festas juninas, com apresentação de bandas e grupos regionais.



Comidas Típicas





As comidas típicas que fazem parte do nosso cardápio são super deliciosas nos convidam sempre para um bom apetite. As principais comidas típicas do nosso município são: buchada, mungunzá, pirão de galinha de capoeira, pirão de peixe, pirão de corredor de boi, angu, caldo de mocotó, baião de dois (rubacão), arroz de leite,



cuscuz com carneiro ou bode, farofa, cocada, chouriço, espécie de gergelim, doce de leite, quebra-queixo, picado de porco e outras deliciosas comidas.



Festas Religiosas



As festas religiosas são homenagens feitas aos santos padroeiros da cidade, dos bairros e dos distritos ou aos santos de devoções populares. Essas festas são comemoradas com muita alegria, forrós, barracas, leilões, comidas típicas, fogueiras, vaquejadas e muitos festejos.

As principais festas religiosas populares são: as festas de padroeiros ou padroeiras do município, as festas de São Lázaro, as novenas do mês de maio, as festas juninas, a paixão de Cristo e as festas do final de ano, que são comemoradas tradicionalmente por grupos familiares.















As principais festas tradicionais conhecidas no calendário religioso cajazeirense podem-se destacar:





A festa de São João Bosco, padroeiro da paróquia do Bairro da Camilo de Holanda, é comemorada no dia 31 de janeiro.



No dia 1° de maio, festa do padroeiro da paróquia do Bairro das Casas Populares, São José Operário.



As novenas do mês de maio, em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, padroeira da Igreja Matriz. O dia 13 de maio é comemorado como o dia da padroeira.











Primeira capela de Nossa Senhora da Piedade construída por Mãe Aninha em 1836, transformada em Catedral Diocesana em 1915. Em 1954 recebeu a imagem de Nossa senhora de Fátima.





Igreja Matriz de Nossa senhora de Fátima





No dia 13 de junho, comemora-se a festa de Santo Antonio, padroeiro da capela da rua do mesmo nome.



No dia 15 de setembro, a cidade de Cajazeiras festeja a sua padroeira, na Igreja da Catedral, Nossa Senhora da Piedade.



No dia 28 de dezembro, comemora-se a festa da Sagrada Família (Jesus, Maria e José), na Paróquia do Bairro Jardim Oásis.



























































Sugestões de Atividades



Para você fazer com a sua Professora

1.Pesquise sobre o folclore cajazeirense e monte um mural na sua escola.

2.O povo do qual herdamos a prática de fazer cerâmica. Pesquise um pouco.



Pesquise no seu caderno

1.Um exemplo de dança folclórica típica do nosso município.

2.Fale sobre o carnaval de Cajazeiras.

3.A maior festa folclórica do município de Cajazeiras.

4.Atividade econômica praticada em nosso município.

5.Relacione os principais parques de vaquejadas que você conhece no nosso município.

6.As festas religiosas da nossa cidade.

7.As mulheres rendeiras.

8.O nosso carnaval.

9.O Parque do Xamegão.

10.Sobre as festas de São Lázaro no nosso município.



Entreviste um “personagem popular” do folclore cajazeirense (pescador, vaqueiro, rendeira, artesão, violeiro, etc.), fazendo-lhe as perguntas abaixo:



1.Qual a sua profissão?

2.Onde trabalha?

3.Quanto ganha por mês?

4.Com o que você ganha dá para manter a sua família?

5.Você se considera um “personagem popular”? Por que?

Cole nos espaços abaixo gravuras do “personagem Popular” que você entrevistou.









Complete as horizontais sobre o nosso Folclore.

Cantado no centro de uma roda. 1 2 3 4

Festejado no dia 25 de dezembro 5 6 7 8 9

Comuns nas feiras de Cajazeiras. 10 11 12 13 14 15

Festas comemoradas com fogueiras 16 17 18 19 20 21 22

Animado por Trios Elétricos 23 24 25 26 27 28 29 30

Desafio Poético

31 32 33 34 35 36 37 38 39

Festas que reúnem os vaqueiros da região. 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49

Atividade tradicional da região 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

Os componentes da Banda Cabaçal Os Inácios do Bé são: 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72

Os Inácios do Sítio Bé. 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84

Membro da Banda Cabaçal Estrela Brilhante 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98



Escreva a frase preenchendo os quadradinhos abaixo, de acordo com cada uma das letras numeradas na atividade anterior.





A 80 6 5 13 21 78 48 80 27 82 32 15 14 22 7 12 44 9 98



80

25 19 67

H 77 75 68 71

D

A 1 37 47 77 47 95





D

E 3 7 45 32

Z 44 96 97 61 60







4

As Atividades Econômicas do Município de Cajazeiras



Considerações Gerais



A população do município de Cajazeiras se dedica às mais diversas ocupações. Há pessoas que trabalham na agricultura, enquanto outras estão empregadas nas indústrias, no comércio, nos bancos e nas repartições federais, estaduais e municipais. Assim, cada um, com o seu trabalho, contribui para a economia do nosso município.



As atividades econômicas estão classificadas em três setores:

- O setor Primário – compreende a agricultura, a pecuária, a pesca e a extração de produtos vegetais e minerais.

- O Setor Secundário – abrange as atividades ligadas às indústrias.

- O Setor Terciário – diz respeito ao comércio, ao turismo, aos bancos, aos transportes e aos serviços de saúde e de ensino.



Como você pode observar, esses setores referem-se tanto às atividades rurais quanto às urbanas.

Vamos ver como algumas são praticadas em nosso município.



A Agricultura



A Agricultura é a principal atividade econômica do município de Cajazeiras, contribui com o maior volume de nossa produção. Dentre os vários produtos existentes na nossa agricultura, hoje podemos destacar o feijão, o milho, o arroz, e os produtos da agricultura irrigada, como o coco, a banana e produtos de horticultura.



Agricultura de Subsistência (Sítio Penha).



O município de Cajazeiras possui uma agricultura com muitos problemas que precisam ser superados.

As técnicas agrícolas utilizadas ainda são muitas atrasadas. Disso resulta um baixo rendimento das plantações.



A má distribuição das terras é outro problema grave da agricultura do nosso município. Os latifúndios pertencem a poucos donos e, em contraste, há um grande número de agricultores sem terra que trabalham para outras pessoas e vivem em situação de grande pobreza.



O algodão arbóreo ou mocó

Até a década de 70, o algodão foi o principal produto agrícola cultivado no município de Cajazeiras, associado à criação de gado e ao plantio de feijão e milho.

Destacou-se como a melhor fibra do mundo para a produção de tecidos. As sementes eram utilizadas na fabricação de óleo comestível e torta para a alimentação do gado.

Atualmente, a produção de algodão no município de Cajazeiras não tem expressão econômica. Isso se deve à falta de incentivo do poder público, às secas constantes, o êxodo rural, à praga do bicudo e principalmente à concorrência da fibra sintética no mercado mundial.



A Pecuária



A criação de gado no município de Cajazeiras iniciou no período colonial, quando foram instalados, no Estado da Paraíba, os primeiros engenhos de açúcar. Nessa época, os animais eram criados nas terras dos próprios engenhos. Serviam como alimento e eram utilizados para mover as moendas.

Com o tempo, os rebanhos foram crescendo e se deslocaram em direção ao interior. Assim, surgiram as primeiras fazendas no Agreste e depois no Sertão.

Nessas áreas, o gado vivia solto e se alimentava das pastagens naturais que ali cresciam. No Sertão, as maiores fazendas se localizavam nos vales dos rios Piranhas e do Peixe.

Até hoje, o gado nessa região é criado como na época colonial, os animais vagueiam pela caatinga, não são confinados em estábulos e quase não há pastagens cultivadas.

Além do gado bovino (bois e vacas), no município de Cajazeiras, criam-se também caprinos (bodes e cabras), suínos (porcos), asininos (jumentos), muares (burros e mulas) e eqüinos (cavalos e éguas).

No nosso município predomina a pecuária extensiva, em que os rebanhos são criados soltos.



A Pesca



A pesca é uma atividade econômica de pouca expressão no nosso município, destaca-se, principalmente, nos açudes de Engenheiro Ávidos e Lagoa do Arroz.

A pesca é praticada por pescadores da região de forma artesanal e por pescadores profissionais vindo de outras regiões.





Atividade pesqueira no Açude Lagoa do Arroz.



As principais espécies de peixes existentes e exploradas nos açudes e barragens do município de Cajazeiras são: tilápia, curimatá, traíra, sardinha, branquinha, piau, pescada e tucunaré.







A Indústria e Energia



A indústria é a atividade econômica que transforma matéria-prima em diferentes produtos destinados ao uso e consumo da sociedade humana. A madeira é transformada em móveis. O couro é transformado em sapatos, bolsas e em outros bens. O leite é transformado em queijo, manteiga, creme, etc. Estes são alguns exemplos do trabalho da indústria.

Para instalação de uma indústria é necessário muito dinheiro, boas estradas, energia elétrica, mão-de-obra especializada, matéria prima para a fabricação dos produtos e consumidores para comprar os produtos.

A atividade industrial no município de Cajazeiras teve início ainda século XIX com as bulandeiras, equipamentos movidos por dois bois que beneficiavam o algodão, separando o caroço da pluma. Mas com o advento da máquina a vapor no Brasil as bulandeiras foram substituídas por máquinas que ampliaram a produção.

Nas décadas do século XX foram implantadas as primeiras usinas de beneficiamento do algodão na cidade de Cajazeiras, acionadas pela construção de um ramal de linha férrea que ligava a cidade de Cajazeiras á ferrovia de São João do Rio do Peixe ligando o litoral paraibano á cidade de Fortaleza, no Ceará.

Em 1926 a Usina santa Cecília de propriedade do Cel Joaquim Matos começou a operar no beneficiamento do algodão, extraindo o óleo do caroço e fabricando o sabão, além da pluma.

Na década de 30, em nossa cidade foi instalada a multinacional Anderson Clayton, empresa norte-americana e a Sanbra que dinamizaram a cotonicultura na nossa região.

Em 1942 foi fundado a empresa Galdino Pires & Cia, pelo agropecuarista Major Galdino Pires, que durante muito tempo, principalmente, durante o período de hegemonia do algodão na nossa região, após o surgimento do bicudo e a morte do Major Galdino Pires a empresa fechou.

Na década de 80, surgem na nossa cidade as fábricas de doce Rio verde e Patamuté que até hoje geram divisas e emprega para o nosso município.

A cidade de Cajazeiras ainda não dispõe de grandes indústrias. A instalação de fábricas modernas é recente. Teve início nos anos sessenta, quando foram realizados pela Sudene os primeiros projetos de distritos industriais. As principais indústrias implantadas na cidade de Cajazeiras são de produtos têxteis e alimentícios.

Destaca-se também a fabricação de doce (Rio Verde e Patamuté) e as têxteis (as indústrias Patamuté e Catex).

Ao contrário do que ocorre no setor industrial, a energia é o que não falta na cidade de Cajazeiras. O nosso sistema de eletrificação é administrado pela Saelpa, empresa do consórcio do grupo Cataguazes.

A energia elétrica consumida no município de Cajazeiras é produzida pela Chesf, principalmente, pela Usina de Paulo Afonso, localizada no rio São Francisco, na divisa do Estado da Bahia com o Estado de Alagoas.









































O Comércio







O comércio trata-se de trocas de mercadorias por dinheiro. O nosso comércio é bastante desenvolvido e polariza uma grande área do alto sertão paraibano.







O comércio de Cajazeiras brotou com a primeira feira livre realizada no dia 07 de agosto de 1848, idealizada pelo cunhado do Pe. Rolim, Tenente Sabino de Souza Coelho, nos entornos da atual Igreja Matriz de Nossa senhora de Fátima, hoje Rua Joaquim de Souza, conhecida como “rua da feira velha”, sendo depois transferida para a Rua Manoel Mariano e Praça Coração de Jesus, onde funciona até hoje.





.

O comércio de Cajazeiras é bem diversificado. Temos dois açougues públicos funcionando, um na praça Cel Matos e o outro na Avenida Carlos Pires de Sá; dois

Feira Livre de Cajazeiras nos sábados



mercados públicos, um na rua Padre José Tomaz, no centro da cidade, onde se comercializa produtos de bens de uso, como calçados e vestuários, o outro na Avenida Carlos Pires de Sá, lá se vendem todos tipos de produtos, cereais, miudezas em geral, hortifrutigranjeiros e etc.







Além disso, no nosso comércio destacam-se os frigoríficos, farmácias, lojas de tecidos, confecções, eletrodomésticos, móveis, veículos novos e usados, materiais de construção; supermercados; bares, hotéis, restaurantes e churrascarias; postos de



gasolina, sorveterias, locadoras de vídeos; duas feiras livres, uma nos sábados no centro da cidade e outra nas quartas-feiras na avenida Carlos Pires de Sá. Nas feiras livres os produtos são comercializados em barracas móveis no meio da rua, onde se vendem diversas mercadorias, como feijão, milho, arroz, temperos, animais e produtos hortifrutigranjeiros.



Os Meios de Transportes





O nosso principal meio de transporte é o rodoviário, destacando-se caminhões, veículos, ônibus e motocicletas. Que contribuem para integrar o nosso município com os demais municípios brasileiros.



As principais empresas de ônibus que fazem a interligação entre o nosso município e os demais da região e do país, são: Expresso Guanabara, Navarrense, Gontijo, Viação Planalto, São Geraldo, Viação Progresso, Senador.







O transporte coletivo que circula na zona urbana de Cajazeiras é feito pela Empresa de Transporte Dois Irmãos.

Os transportes de mercadorias são feitos por empresas de transportes de cargas e encomendas (Transportes Marajó, Expresso Guanabara, etc.) e caminhões particulares, que vêm de outras localidades e cruzam o nosso município.

O nosso município é cortado pela rodovia federal, BR-230, que liga a nossa cidade as demais cidades do país.

Rodovias estaduais: PB-400 que liga Cajazeiras a São José de Piranhas e PB-393 que liga a nossa cidade a cidade de São João do Rio do Peixe.



Os Meios de Comunicações





Os meios de comunicação ocupam grande espaço em nossas vidas. Eles nos informam e nos divertem.

Vivemos na era da comunicação. Quando acontece alguma coisa em qualquer parte do mundo, logo ficamos sabendo. As notícias são transmitidas através dos meios de comunicação: rádio, televisão, fax, jornais, internet, telefone, correio, etc.

Como estão os meios de comunicação da cidade de Cajazeiras?

O serviço de telefonia fixo é mantido pela empresa Telemar e os serviços de celulares pelas empresas, Claro, Tim e Oi. Através do sistema DDD (Discagem Direta á Distância) podemos ligar para os diversos municípios do Brasil. O sistema DDI (Discagem Direta Internacional) liga de Cajazeiras a muitos países do mundo.

A EBCT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) distribui as cartas e encomendas e passa telegramas.









Hoje, Cajazeiras tem apenas um jornal local em circulação, Gazeta do Alto Piranhas, fundado pelo professor José Antonio de Albuquerque, em 1° de janeiro de 1999.



Revistas e periódicas atualmente em circulação temos a Revista Destaque, a Revista Oba, a Revista .Com, Pátria Jornal, Almanaque do Sertão e Edição Comemorativa de Chico do Rádio.



Há atualmente em Cajazeiras tem seis emissoras de rádio, três AM (Rádio Alto Piranhas, Difusora Rádio Cajazeiras e Rádio Oeste) e três FM (Radio Patamuté, Rádio Arapuã e Radio Comunitária Cidade).









Sugestões de Atividades



Para você fazer com a sua Professora



1.Desenhe em uma cartolina uma maquete mostrando ruas, casa, comércio (padaria, farmácia, lojas, supermercado, etc), carros, igreja, escola, etc. Pode colar fotografias e desenhos.

Responda no seu caderno



1.Qual a importância dos meios de comunicação para o nosso município?

2.Relacione os canais de televisão que você tem acesso em sua casa.

3.Diga que importância tem o jornal Gazeta do Alto Piranhas para a cidade de Cajazeiras.

4. Leia um jornal que circula em nossa cidade e transcreva resumidamente o seguinte:

a) Uma notícia do nosso município;

b) Uma notícia do Estado da Paraíba;

c) Uma notícia do nacional;

d) Uma notícia internacional.

5. Sobre a pecuária do município de Cajazeiras.

a) O que podemos aproveitar dos caprinos?

b) Por que o Bode é considerado o Rei da Caatinga?

c) Quais são os principais rebanhos do nosso município?

d) Em que período iniciou-se a criação de gado bovino no município de Cajazeiras?

6. Leia o texto e responda as questões abaixo.

O leite é um alimento de grande valor nutritivo. Contém sais minerais que participam da formação e crescimento dos ossos, sendo por isso fundamental na alimentação das crianças.

a) Que tipo de leite é consumido em sua casa?

b) Por que há crianças que não tomam leite?

c) Qual o tipo de pecuária que se pratica no nosso município?

d) Por que o gado da nossa região, muitas das vezes, apresenta raquitismo?

7. Sobre a indústria e energia do nosso município.

a) Diga qual o setor industrial que se destaca no nosso município.

b) Se fosse instalada uma grande indústria em nossa cidade, que benefícios ela traria para a população?

c) Qual a hidrelétrica que fornece energia para o município de Cajazeiras?

d) Cite as principais indústrias alimentícias instaladas em nossa cidade.

8.Sobre os nossos meios de transportes.

a) Fale sobre o sistema de transporte mais usado no nosso município.

b) Que contribuição os meios de transportes oferecem para a cidade de Cajazeiras?

c) Qual o nome do aeroporto da cidade de Cajazeiras, e em que bairro ele está localizado?

d) Cite as principais empresas de ônibus urbana, intermunicipais e interestaduais da nossa cidade.

9.Sobre a agricultura cajazeirense.

a) Justifique a resposta que você escolher para a pergunta abaixo:

De que a agricultura mais precisa?

( ) Do emprego de máquinas;

( ) Da irrigação

( ) Das sementes selecionadas;

( ) De inseticidas e adubos;

( ) Da distribuição de terras (Reforma Agrária).

b) Descreva alguns problemas que atingem a nossa agricultura.

c) Cite os principais produtos agrícolas do nosso município.

d) Relacione as causas que contribuíram para a decadência da produção do algodão no nosso município.









Preencha os quadrinhos abaixo:



1.Atividade econômica praticada nos mananciais de forma artesanal, no município de Cajazeiras





2.Uma das principais atividades econômicas da nossa cidade.

C



3.Atividade econômica praticada na zona rural





4.Meio que interliga o nosso município as demais localidades do mundo.





5.Produto agrícola que teve grande expressão econômica no nosso município.





6.Empresa de telefonia fixa da cidade de Cajazeiras.





7.Primeira Emissora de Rádio instalada na cidade de Cajazeiras.











Identifique o significado dos sinais de trânsito abaixo:























Para você cantar com os seus amigos



Algodão

Luiz Gonzaga e Zé Dantas



Bate a enxada no chão

Limpa o pé do algodão

Pois pra vencer a batalha

É preciso ser forte, robusto, valente

Ou nascer no Sertão,

Tem que suar muito, pra ganahr o pão

Que a coisa lá, não é brinquedo não

Mas quando chega o tempo rico da colheita

“Trabaiador” vendo a fortuna, se deleita

Chama a “famia” e sai pelo roçado, vai

Cantando alegre ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai,

Sertanejo do norte

Vamos plantar algodão

“Ouro branco” que faz nosso povo feliz

Que tanto enriquece o país

Produto do nosso sertão!


Sertanejo do norte

Vamos plantar algodão

“Ouro branco” que faz nosso povo feliz

Que tanto enriquece o país

Produto do nosso sertão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG CHICO DO RADIO O SECRETARIO DO POVO