GERENCIAMENTO DOS APLICATIVOS DESTE BLOG CHICO DO RADIO O SECRETARIO DO POVO PB

HORA CERTA RADIO CULTURA BRASIL Cultura FM - Controle Remoto

controle remoto

escolha uma rádio
você está ouvindo

música

intérprete

a Seguir

  • h

programação completa »
SEGUIDORES A PARTIR DE HOJE 29 DE JANEIRO 2023
Contador de visitas
AS PREVISÕES DO TEMPO REAL HOJE
VISTA NOTURNA NOS CEUS DE FORTALEZA CEARA NORDESTE HOIJE MAPA MUNDIAL / NACIONAL ESTADOS DO BRASIL WEB JORNAL RADIO TV IMPRENSA PB PARCEIRA DO NOSSO BLOG PESSOAL CHICO DO RADIO PB RETRANSMITE A MISSA DO PADRE CICDERO DE JUAZEIRO DO NORTE CEARA POR GRAÇA ALCANÇADA Direto de Juazeiro do Norte Ceara no Comando de Roberto Bulhões

sábado, 9 de julho de 2011

TURISMO NO MUNICIPIO DE CAJAZEIRAS PB EXCLUSIVO PARA PESQUISA ESCOLAR

5


O Turismo no Município de Cajazeiras



O turismo é uma atividade econômica que rende divisas para o desenvolvimento regional, conforme os recursos disponíveis, naturais e culturais, além da infra-estrutura oferecida aos turistas pelas localidades receptoras.

No município de Cajazeiras a atividade do turismo não tem se desenvolvida de acordo com as suas potencialidades. Pois sabendo que o nosso município é rico em produção artesanal, festas religiosas, festas comemorativas e possui um folclore muito rico.

As belezas naturais e culturais que do nosso município precisão ser valorizadas pelas autoridades políticas municipais e pelo o seu povo, como o Pôr do Sol do Açude Grande, a Pedra do Galo, a Pedra do Sapo, Furna da Onça, o Cristo Rei, o Açude de Engenheiro Ávidos, o Açude de Lagoa do Arroz, o Clube Campestre, o Cajazeiras Tênis Clube, a Estátua do Padre Cícero, a Catedral de Nossa Senhora da piedade, o Palácio do Bispo e o Estádio Perpetão

Além desses, temos os antigos casarões da cidade, artesanato, teatro, bandas cabaçais, grupos de danças, o Carnaval e o Xamegão.

A zona rural oferece lazer ecológico que pode ser transformado em Turismo Rural.











Estátua do Cristo Redentor





Estátua do Cristo Redentor A Estátua do Cristo Redentor está encravada no morro do mesmo nome, na parte leste da cidade de Cajazeiras.

O monumento foi inaugurado em 15 de junho de 1939 sob as benções do Frei Damião de Bozano.

O local tem sido visitado por milhares de pessoas que procuram fazer lazer, esporte e observar as belezas da paisagem urbana da cidade de Cajazeiras, como também romarias nas festas religiosas da Semana Santa, quando é realizada a Via Sacra que sai do morro do Cristo Rei com destino a Catedral de Nossa Senhora da Piedade.





Pedra do Galo – Bairro São Francisco



O Cruzeiro e o Galo, segundo os moradores do bairro eram fixados na rua Romualdo Rolim, depois foram levados para a rua Vitória Bezerra, onde passou a ser considerado com um ponto turístico da cidade.

Sempre sendo visitado pelas pessoas que vêm a nossa cidade.







Estádio Perpétuo Correia Lima – O Perpetão





O Estádio Perpetão nas tardes de domingos se torna o palco da maior festa do futebol sertanejo, principalmente no período de disputas de campeonatos paraibanos e outras competições que têm sido realizadas com a participação das equipes cajazeirenses.



O Estádio Perpétuo Correia Lima, O Perpetão foi construído pelo Governo do Estado da Paraíba, na administração de Wilson Leite Braga, inaugurado em 27 de janeiro de 1985, em homenagem levou o seu nome, assim sendo chamado de O Wilsão. Depois em homenagem a um grande craque da cidade, Perpetuo Correia Lima, passou a ser denominado de Perpetão. Também é chamado de O Colosso das Capoeiras. Ele tem capacidade para 10 mil pessoas



O Pôr do Sol no Açude Grande de Cajazeiras/PB





O Por do Sol do Açude Grande é uma das principais belezas atrativas da cidade, pois as pessoas que visitam a cidade têm o maior prazer de nos fins de tarde deslocarem até a parede do Açude Grande para verem o Por Do Sol.









A Lenda do Por-do-Sol



Irismar di Lira



Um dia, nosso pai

Mandou ver o sol

E pôs no ocaso do que mais tarde

Seria o Açude Grande.

Tardei a entender a grandeza

De tamanho acontecimento

E a engenhosidade

De nosso pai

Em antever.



Outra vez, ordenou nosso pai

Que fizessem uma barragem

Para conter as águas,

Refreando os córregos,

Que corriam para o mar.



Antevendo o crepúsculo

O arrebol,

Deu-nos, nosso pai,

Em comum acordo com a natureza

A beleza desse por-do-sol.

















Patrimônio Histórico da Cidade de Cajazeiras

A cidade de Cajazeiras possui um grande e rico patrimônio histórico natural e cultural que deve ser valorizado e preservado. De acordo com a Lei Orgânica n° ... de ......, são considerados os seguintes imóveis com Patrimônio Histórico da Cidade:

O Morro do Cristo Rei, Colégio Diocesano Padre Rolim, Colégio Nossa Senhoras de Lourdes, Palácio Episcopal, prédio da Ação Católica (9° CRED), Prefeitura Municipal, Coreto da Praça Nossa senhora de Fátima, Hotel Oriente (PAP), Primeiro Palácio Episcopal (Gráfica Isabel Cristina), Residência do Professor Crispim Coelho e Residência da Profesora Vitória Bezerra (Pousada da Danda).





Casarão da Rua Epifânio Sobreira



Delimitação do Centro Histórico de Cajazeiras foi feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico Arquitetônio do Estado da Paraíba - IPHAEP, compreende:

O Açude Grande; a o Cajazeiras Tênis Clube; a Praça, o Coreto e a Igreja Nossa senhora de Fátima; a Praça Mãe Aninha; o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, o Colégio Diocesano Padre Rolim; a Catedral de Nossa Senhora da Piedade; o Palácio Episcopal; a Praça Cardeal Arcoverde; a praça Dom João da Mata e Prefeitura Municipal.





Catedral de Nossa Senhora da Piedade









A Catedral de Nossa Senhora da Piedade foi inaugurada em janeiro de 1957. Durante o Retiro Espiritual do Clero Diocesano de Cajazeiras, o bispo D. Zacarias Rolim de Moura oficializou a Catedral nova como sede da Paróquia de Nossa Senhora de Piedade.

Em 12 de janeiro de 1957, D. Zacarias nomeou o primeiro pároco da Catedral, o Pe. Francisco Paulo Licarião.

No dia 20 de janeiro de 1957, nas celebrações de São Sebastião, uma procissão saiu da antiga matriz para a nova catedral acompanhando a imagem de Nossa senhora da Piedade, que foi entronada a Padroeira da Catedral e da Diocese de Cajazeiras.







Pedra do Sapo





A Pedra do Sapo é um importante ponto turístico da cidade de Cajazeiras, no passado foi um cassino, onde as pessoas da cidade jogavam baralho. Recebeu essa denominação por ter um aspecto de sapo.











Furna da Onça



A Furna da Onça - localiza-se no Serrote do Cristo Rei, formada por três pedras. Segundo os mais antigos, nesse local existia uma onça feroz que atacava as pessoas que ali passavam, até que um dia um senhor caçador conhecido como Zé Preto juntamente com um irmão capturam a onça e mataram.





O Açude de Engenheiro Ávidos



O açude de Engenheiro Ávidos foi construído pelo Departamento Nacional de Obras contra Seca – DNCOS, no rio Piranhas, na porção meridional do município de Cajazeiras, na divisa com o município de São José de Piranhas.





A capacidade de armazenamento de água é de 255 milhões de metros cúbicos. Sua construção foi realizada no período de 1932 a 1936.

Na sua jusante está localizado o Distrito de Engenheiro Ávidos (Boqueirão), onde nos fins de semanas se constitui em área de lazer para os visitantes oriundos das áreas circundantes.

As principais atrações locais são banhos nos fins de semanas, peixadas e bebidas.



O Carnaval de Cajazeiras

O carnaval é um dos maiores eventos realizados no Estado da Paraíba, conta com presença de trios elétrico no corredor da folia, com camarotes, arquibancadas, palco principal e os diferenciais, como as praças do Frevo, Reage e Rock, Forró, além da Tenda Eletrônica, do Circo da folia e o acorda folia. Apresentam-se grandes atrações nacionais, regionais e locais na rua Juvêncio Carneiro e nos demais pontos da cidade. Durante o dia a festa fica por conta dos clubes Campestre, AABB e Cajazeiras Tênis Clube.



Um dos pontos atrativo do carnaval cajazeirense é a participação de blocos da cidade e da região. Cajazeiras chega a receber em torno de 15.000 turistas no mês de carnaval. O que atrai milhares de turistas para Cajazeiras no período de carnaval, é a estrutura e segurança oferecida para os foliões, há muitos anos não se tem registrado nenhuma ocorrência de crime de morte durante a realização das festas do rei momo.



O Xamegão

O Xamegão é o palco das grandes festas juninas realizadas na cidade de Cajazeiras. Onde se apresentam as melhores bandas de Forró do Brasil e grandes nomes da música regional. No espaço da Praça Dom Adauto, na Praça do Xamegão, no período das festas juninas é montado uma grande estrutura com ornamentação típica das comemorações juninas e barracas uma diversidade de comidas e bebidas típicas da nossa região.



A Praça do Xamegão foi inaugurada no São João de 1983, com grandes atrações e comemorações das festas juninas na cidade de Cajazeiras.







Festa no Xamegão de Cajazeiras/PB



Praça do Leblon



Praça de Alimentação e Lazer contendo diversos atrativos: Churrasquinhos, Bares e lanchonetes. Final de semana com Música ao vivo ou Telão com apresentação de Shows. Localizado às margens do Açude Grande.











Teatro Íracles Pires





O Teatro Íracles Pires, conhecido como Teatro Ica, foi construído pelo ex-governador do Estado da Paraíba, Wilson Leite Braga, inaugurado em 26 de janeiro de 1985, restaurado em 26 de janeiro de 2001.







O turismo em nossa cidade está mais vinculado ao Carnaval e ao Xamegão.

No nosso município existe uma grande potencialidade turística que deve ser divulgada e preservada, para isso, é necessário que o poder público e a comunidade cajazeirense tomem sérias decisões e procurem reconhecer os valores históricos culturais e naturais.























Sugestões de Atividades



Para você fazer com a sua Professora



1.Crie um debate cujo tema seja Ecoturismo.

2.Discutir os termos: Sustentabilidade, Conservação, Preservação, Patrimônio e Ecossistema. Utilizando o Dicionário.



Responda no seu caderno



1.Quais são os principais pontos turísticos do nosso município?

2.Qual a importância do turismo para Cajazeiras?

3.Que pontos turísticos você conhece em nosso município?

4.O qual você acha mais importante para o nosso turismo?

5.Quais os órgãos públicos que cuidam do nosso patrimônio histórico cultural?

6.Quais são os eventos culturais do nosso município que fazem parte do seu calendário turístico?

7.Qual o nome do Secretário de Cultura e Turismo da cidade de Cajazeiras?



Confeccione um painel



1.Faça, em grupo, um mural com ilustrações, fotos ou desenhos das belezas naturais e culturais do município de Cajazeiras. Descreva as importâncias dessas potencialidades para o turismo regional.







Preencha os quadrinhos abaixo:



1.Principal palco das festas juninas na cidade de Cajazeiras.







2.Estádio de Futebol administrado pelo Governo do Estado da Paraíba.





3.Evento realizado na rua Juvêncio Carneiro, promovido pela prefeitura municipal com a participação de grandes atrações nacionais e regionais.





4.Centro de lazer construído pelo prefeito Carlos Antonio, que constitui hoje em um local de grande atração para a população cajazeirense. Conhecida popularmente como Praça do:





Faça uma pesquisa sobre:



1.O turismo cajazeirense, considerando o patrimônio histórico natural.

2.Os principais eventos que têm grande atração turística na cidade de Cajazeiras.

3.Os grandes nomes da música cajazeirense.











6

A População do Nosso Município



Você faz parte de uma grande comunidade que mora no município de Cajazeiras. Toda essa gente é formada de crianças, adultos e idosos; de negros, brancos e mestiços. Todos eles formam a população cajazeirense.



A Ocupação do Nosso Município



O povoamento de Cajazeiras ocorreu através de penetração que partiu do vizinho Estado do Ceará, ocupando o vale do rio do Peixe.



Nossa População



A população do município de Cajazeiras (Censo de 2000), aproximadamente 54.715 habitantes, sendo 26.026 do sexo masculino e 28.689 do sexo feminino.

Segundo IBGE, a estimativa de 2005, a população absoluta do município de Cajazeiras é em torno de 56.871 habitantes.

A população do nosso município encontra-se distribuída de forma irregular. Apresenta grandes concentrações na sede do município e nos distritos, enquanto que as zonas rurais apresentam baixa densidade demográfica.



De acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística – Censo de 2000), A população do município de Cajazeiras apresenta a seguinte estrutura:

-População urbana - 41.964 habitantes.

-População rural – 12.751 habitantes.































































Sugestões de Atividades



Para você fazer com a sua Professora



1.Faça um mural retratando a vida no campo e na cidade.



Responda no seu caderno



1.O que significa os termos:

a) População

b) Comunidade

c) Mestiço

d) População rural

e) População Urbana

2. de que forma a população de Cajazeiras está distribuída?

3.Como ocorreu a ocupação do espaço cajazeirense?

4.Por que se torna difícil fazer um estudo sobre a vida dos índios da nossa região?

5.Que grupo indígena ocupava a nossa região antes da ocupação pelos portugueses?



Pesquise no seu caderno



1.Porque muitos cajazeirenses foram para outras cidades, principalmente para São Paulo.

2.A causa da saída das pessoas do campo para cidade.









Preencha os quadradinhos abaixo:



1.Cor que predomina na população de Cajazeiras.





2.Fale onde ocorreu a penetração dos colonizadores vindo do vizinho Estado do Ceará.







3.Quantidade de habitantes por quilômetro quadrado.




5


O Turismo no Município de Cajazeiras



O turismo é uma atividade econômica que rende divisas para o desenvolvimento regional, conforme os recursos disponíveis, naturais e culturais, além da infra-estrutura oferecida aos turistas pelas localidades receptoras.

No município de Cajazeiras a atividade do turismo não tem se desenvolvida de acordo com as suas potencialidades. Pois sabendo que o nosso município é rico em produção artesanal, festas religiosas, festas comemorativas e possui um folclore muito rico.

As belezas naturais e culturais que do nosso município precisão ser valorizadas pelas autoridades políticas municipais e pelo o seu povo, como o Pôr do Sol do Açude Grande, a Pedra do Galo, a Pedra do Sapo, Furna da Onça, o Cristo Rei, o Açude de Engenheiro Ávidos, o Açude de Lagoa do Arroz, o Clube Campestre, o Cajazeiras Tênis Clube, a Estátua do Padre Cícero, a Catedral de Nossa Senhora da piedade, o Palácio do Bispo e o Estádio Perpetão

Além desses, temos os antigos casarões da cidade, artesanato, teatro, bandas cabaçais, grupos de danças, o Carnaval e o Xamegão.

A zona rural oferece lazer ecológico que pode ser transformado em Turismo Rural.











Estátua do Cristo Redentor





Estátua do Cristo Redentor A Estátua do Cristo Redentor está encravada no morro do mesmo nome, na parte leste da cidade de Cajazeiras.

O monumento foi inaugurado em 15 de junho de 1939 sob as benções do Frei Damião de Bozano.

O local tem sido visitado por milhares de pessoas que procuram fazer lazer, esporte e observar as belezas da paisagem urbana da cidade de Cajazeiras, como também romarias nas festas religiosas da Semana Santa, quando é realizada a Via Sacra que sai do morro do Cristo Rei com destino a Catedral de Nossa Senhora da Piedade.





Pedra do Galo – Bairro São Francisco



O Cruzeiro e o Galo, segundo os moradores do bairro eram fixados na rua Romualdo Rolim, depois foram levados para a rua Vitória Bezerra, onde passou a ser considerado com um ponto turístico da cidade.

Sempre sendo visitado pelas pessoas que vêm a nossa cidade.







Estádio Perpétuo Correia Lima – O Perpetão





O Estádio Perpetão nas tardes de domingos se torna o palco da maior festa do futebol sertanejo, principalmente no período de disputas de campeonatos paraibanos e outras competições que têm sido realizadas com a participação das equipes cajazeirenses.



O Estádio Perpétuo Correia Lima, O Perpetão foi construído pelo Governo do Estado da Paraíba, na administração de Wilson Leite Braga, inaugurado em 27 de janeiro de 1985, em homenagem levou o seu nome, assim sendo chamado de O Wilsão. Depois em homenagem a um grande craque da cidade, Perpetuo Correia Lima, passou a ser denominado de Perpetão. Também é chamado de O Colosso das Capoeiras. Ele tem capacidade para 10 mil pessoas



O Pôr do Sol no Açude Grande de Cajazeiras/PB





O Por do Sol do Açude Grande é uma das principais belezas atrativas da cidade, pois as pessoas que visitam a cidade têm o maior prazer de nos fins de tarde deslocarem até a parede do Açude Grande para verem o Por Do Sol.









A Lenda do Por-do-Sol



Irismar di Lira



Um dia, nosso pai

Mandou ver o sol

E pôs no ocaso do que mais tarde

Seria o Açude Grande.

Tardei a entender a grandeza

De tamanho acontecimento

E a engenhosidade

De nosso pai

Em antever.



Outra vez, ordenou nosso pai

Que fizessem uma barragem

Para conter as águas,

Refreando os córregos,

Que corriam para o mar.



Antevendo o crepúsculo

O arrebol,

Deu-nos, nosso pai,

Em comum acordo com a natureza

A beleza desse por-do-sol.

















Patrimônio Histórico da Cidade de Cajazeiras

A cidade de Cajazeiras possui um grande e rico patrimônio histórico natural e cultural que deve ser valorizado e preservado. De acordo com a Lei Orgânica n° ... de ......, são considerados os seguintes imóveis com Patrimônio Histórico da Cidade:

O Morro do Cristo Rei, Colégio Diocesano Padre Rolim, Colégio Nossa Senhoras de Lourdes, Palácio Episcopal, prédio da Ação Católica (9° CRED), Prefeitura Municipal, Coreto da Praça Nossa senhora de Fátima, Hotel Oriente (PAP), Primeiro Palácio Episcopal (Gráfica Isabel Cristina), Residência do Professor Crispim Coelho e Residência da Profesora Vitória Bezerra (Pousada da Danda).





Casarão da Rua Epifânio Sobreira



Delimitação do Centro Histórico de Cajazeiras foi feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico Arquitetônio do Estado da Paraíba - IPHAEP, compreende:

O Açude Grande; a o Cajazeiras Tênis Clube; a Praça, o Coreto e a Igreja Nossa senhora de Fátima; a Praça Mãe Aninha; o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, o Colégio Diocesano Padre Rolim; a Catedral de Nossa Senhora da Piedade; o Palácio Episcopal; a Praça Cardeal Arcoverde; a praça Dom João da Mata e Prefeitura Municipal.





Catedral de Nossa Senhora da Piedade









A Catedral de Nossa Senhora da Piedade foi inaugurada em janeiro de 1957. Durante o Retiro Espiritual do Clero Diocesano de Cajazeiras, o bispo D. Zacarias Rolim de Moura oficializou a Catedral nova como sede da Paróquia de Nossa Senhora de Piedade.

Em 12 de janeiro de 1957, D. Zacarias nomeou o primeiro pároco da Catedral, o Pe. Francisco Paulo Licarião.

No dia 20 de janeiro de 1957, nas celebrações de São Sebastião, uma procissão saiu da antiga matriz para a nova catedral acompanhando a imagem de Nossa senhora da Piedade, que foi entronada a Padroeira da Catedral e da Diocese de Cajazeiras.







Pedra do Sapo





A Pedra do Sapo é um importante ponto turístico da cidade de Cajazeiras, no passado foi um cassino, onde as pessoas da cidade jogavam baralho. Recebeu essa denominação por ter um aspecto de sapo.











Furna da Onça



A Furna da Onça - localiza-se no Serrote do Cristo Rei, formada por três pedras. Segundo os mais antigos, nesse local existia uma onça feroz que atacava as pessoas que ali passavam, até que um dia um senhor caçador conhecido como Zé Preto juntamente com um irmão capturam a onça e mataram.





O Açude de Engenheiro Ávidos



O açude de Engenheiro Ávidos foi construído pelo Departamento Nacional de Obras contra Seca – DNCOS, no rio Piranhas, na porção meridional do município de Cajazeiras, na divisa com o município de São José de Piranhas.





A capacidade de armazenamento de água é de 255 milhões de metros cúbicos. Sua construção foi realizada no período de 1932 a 1936.

Na sua jusante está localizado o Distrito de Engenheiro Ávidos (Boqueirão), onde nos fins de semanas se constitui em área de lazer para os visitantes oriundos das áreas circundantes.

As principais atrações locais são banhos nos fins de semanas, peixadas e bebidas.



O Carnaval de Cajazeiras

O carnaval é um dos maiores eventos realizados no Estado da Paraíba, conta com presença de trios elétrico no corredor da folia, com camarotes, arquibancadas, palco principal e os diferenciais, como as praças do Frevo, Reage e Rock, Forró, além da Tenda Eletrônica, do Circo da folia e o acorda folia. Apresentam-se grandes atrações nacionais, regionais e locais na rua Juvêncio Carneiro e nos demais pontos da cidade. Durante o dia a festa fica por conta dos clubes Campestre, AABB e Cajazeiras Tênis Clube.



Um dos pontos atrativo do carnaval cajazeirense é a participação de blocos da cidade e da região. Cajazeiras chega a receber em torno de 15.000 turistas no mês de carnaval. O que atrai milhares de turistas para Cajazeiras no período de carnaval, é a estrutura e segurança oferecida para os foliões, há muitos anos não se tem registrado nenhuma ocorrência de crime de morte durante a realização das festas do rei momo.



O Xamegão

O Xamegão é o palco das grandes festas juninas realizadas na cidade de Cajazeiras. Onde se apresentam as melhores bandas de Forró do Brasil e grandes nomes da música regional. No espaço da Praça Dom Adauto, na Praça do Xamegão, no período das festas juninas é montado uma grande estrutura com ornamentação típica das comemorações juninas e barracas uma diversidade de comidas e bebidas típicas da nossa região.



A Praça do Xamegão foi inaugurada no São João de 1983, com grandes atrações e comemorações das festas juninas na cidade de Cajazeiras.







Festa no Xamegão de Cajazeiras/PB



Praça do Leblon



Praça de Alimentação e Lazer contendo diversos atrativos: Churrasquinhos, Bares e lanchonetes. Final de semana com Música ao vivo ou Telão com apresentação de Shows. Localizado às margens do Açude Grande.











Teatro Íracles Pires





O Teatro Íracles Pires, conhecido como Teatro Ica, foi construído pelo ex-governador do Estado da Paraíba, Wilson Leite Braga, inaugurado em 26 de janeiro de 1985, restaurado em 26 de janeiro de 2001.







O turismo em nossa cidade está mais vinculado ao Carnaval e ao Xamegão.

No nosso município existe uma grande potencialidade turística que deve ser divulgada e preservada, para isso, é necessário que o poder público e a comunidade cajazeirense tomem sérias decisões e procurem reconhecer os valores históricos culturais e naturais.























Sugestões de Atividades



Para você fazer com a sua Professora



1.Crie um debate cujo tema seja Ecoturismo.

2.Discutir os termos: Sustentabilidade, Conservação, Preservação, Patrimônio e Ecossistema. Utilizando o Dicionário.



Responda no seu caderno



1.Quais são os principais pontos turísticos do nosso município?

2.Qual a importância do turismo para Cajazeiras?

3.Que pontos turísticos você conhece em nosso município?

4.O qual você acha mais importante para o nosso turismo?

5.Quais os órgãos públicos que cuidam do nosso patrimônio histórico cultural?

6.Quais são os eventos culturais do nosso município que fazem parte do seu calendário turístico?

7.Qual o nome do Secretário de Cultura e Turismo da cidade de Cajazeiras?



Confeccione um painel



1.Faça, em grupo, um mural com ilustrações, fotos ou desenhos das belezas naturais e culturais do município de Cajazeiras. Descreva as importâncias dessas potencialidades para o turismo regional.







Preencha os quadrinhos abaixo:



1.Principal palco das festas juninas na cidade de Cajazeiras.







2.Estádio de Futebol administrado pelo Governo do Estado da Paraíba.





3.Evento realizado na rua Juvêncio Carneiro, promovido pela prefeitura municipal com a participação de grandes atrações nacionais e regionais.





4.Centro de lazer construído pelo prefeito Carlos Antonio, que constitui hoje em um local de grande atração para a população cajazeirense. Conhecida popularmente como Praça do:





Faça uma pesquisa sobre:



1.O turismo cajazeirense, considerando o patrimônio histórico natural.

2.Os principais eventos que têm grande atração turística na cidade de Cajazeiras.

3.Os grandes nomes da música cajazeirense.











6

A População do Nosso Município



Você faz parte de uma grande comunidade que mora no município de Cajazeiras. Toda essa gente é formada de crianças, adultos e idosos; de negros, brancos e mestiços. Todos eles formam a população cajazeirense.



A Ocupação do Nosso Município



O povoamento de Cajazeiras ocorreu através de penetração que partiu do vizinho Estado do Ceará, ocupando o vale do rio do Peixe.



Nossa População



A população do município de Cajazeiras (Censo de 2000), aproximadamente 54.715 habitantes, sendo 26.026 do sexo masculino e 28.689 do sexo feminino.

Segundo IBGE, a estimativa de 2005, a população absoluta do município de Cajazeiras é em torno de 56.871 habitantes.

A população do nosso município encontra-se distribuída de forma irregular. Apresenta grandes concentrações na sede do município e nos distritos, enquanto que as zonas rurais apresentam baixa densidade demográfica.



De acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística – Censo de 2000), A população do município de Cajazeiras apresenta a seguinte estrutura:

-População urbana - 41.964 habitantes.

-População rural – 12.751 habitantes.































































Sugestões de Atividades



Para você fazer com a sua Professora



1.Faça um mural retratando a vida no campo e na cidade.



Responda no seu caderno



1.O que significa os termos:

a) População

b) Comunidade

c) Mestiço

d) População rural

e) População Urbana

2. de que forma a população de Cajazeiras está distribuída?

3.Como ocorreu a ocupação do espaço cajazeirense?

4.Por que se torna difícil fazer um estudo sobre a vida dos índios da nossa região?

5.Que grupo indígena ocupava a nossa região antes da ocupação pelos portugueses?



Pesquise no seu caderno



1.Porque muitos cajazeirenses foram para outras cidades, principalmente para São Paulo.

2.A causa da saída das pessoas do campo para cidade.









Preencha os quadradinhos abaixo:



1.Cor que predomina na população de Cajazeiras.





2.Fale onde ocorreu a penetração dos colonizadores vindo do vizinho Estado do Ceará.







3.Quantidade de habitantes por quilômetro quadrado.





4.Total de habitantes de um determinado lugar ou cidade.





5.Instituto responsável pelo Senso Demográfico do nosso país.




4.Total de habitantes de um determinado lugar ou cidade.





5.Instituto responsável pelo Senso Demográfico do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG CHICO DO RADIO O SECRETARIO DO POVO