GERENCIAMENTO DOS APLICATIVOS DESTE BLOG CHICO DO RADIO O SECRETARIO DO POVO PB

HORA CERTA RADIO CULTURA BRASIL Cultura FM - Controle Remoto

controle remoto

escolha uma rádio
você está ouvindo

música

intérprete

a Seguir

  • h

programação completa »
SEGUIDORES A PARTIR DE HOJE 29 DE JANEIRO 2023
Contador de visitas
AS PREVISÕES DO TEMPO REAL HOJE
VISTA NOTURNA NOS CEUS DE FORTALEZA CEARA NORDESTE HOIJE MAPA MUNDIAL / NACIONAL ESTADOS DO BRASIL WEB JORNAL RADIO TV IMPRENSA PB PARCEIRA DO NOSSO BLOG PESSOAL CHICO DO RADIO PB RETRANSMITE A MISSA DO PADRE CICDERO DE JUAZEIRO DO NORTE CEARA POR GRAÇA ALCANÇADA Direto de Juazeiro do Norte Ceara no Comando de Roberto Bulhões

sábado, 9 de julho de 2011

PROBLEMAS SOCIAIS DA NOSSA CIDADE

Os Problemas Sociais da Nossa Cidade








Os problemas sociais da nossa cidade são conseqüências da estrutura social. A falta de emprego e moradia faz com que a violência aumente a cada dia, a prostituição de menores, a criminalidade e o uso de drogas. Tudo isso são problemas que desestruturam as famílias e tiram a paz da população local.





O problema do menor é um dos mais grave que presenciamos na nossa cidade. Muitas crianças abandonam os estudos ou nunca freqüentam a escola e trabalham para sobreviver, como engraxates, carregadores de feiras, etc. Outros vivem pelas ruas da cidade batendo nas portas pedindo restos de comidas ou até mesmo roubando e se prostituindo.

A violência é um dos problemas mais grave que ocorre na nossa cidade.

Os noticiários de rádios e jornais locais sempre estão noticiando crimes. Todos nós temos conhecidos e até mesmo parentes que já foram vítimas da violência urbana.

O único caminho que nós temos para reduzir a marginalidade no nosso município é a escola. Porque só a educação, em um país de tamanha desigualdade social como o Brasil, poderá formar e informar cidadãos capazes de respeitar e amar o próximo.



O Nosso Ambiente Rural



O nosso ambiente rural é constituído, essencialmente, pela flora e pela fauna.

A flora é a totalidade de espécies vegetais de uma determinada área, ou seja, o conjunto de plantas que vivem em uma região. A nossa vegetação nativa é a Caatinga que é muito importante para abrigar os animais.

As árvores da caatinga protegem o solo contra a erosão que ocorre quando é feito o desmatamento e as queimadas, deixando o vento e as águas das chuvas carregarem suas partículas. A erosão acaba afetando os rios, as plantações e a vida animal.

A fauna é o conjunto de animais que vivem em um determinado ambiente, região ou lugar. A fauna é toda a “bicharada” que vive em um determinado lugar. A vegetação é o habitat, ou moradia, dos animais. O desmatamento, ou corte das árvores da nossa vegetação é a razão de muitas espécies estarem seriamente ameaçadas de extinção. Extinção é quando um animal, uma planta ou qualquer ser vivo está ocorrendo o risco de desaparecer do planeta. Muitas espécies da nossa fauna não existem mais, como canário da terra, graúna, gato do mato e outras espécies que correm perigo de desaparecerem.

O ambiente rural hoje é considerado verdadeiramente natural, os problemas ambientais são poucos. Entre eles destacam o desmatamento e as queimadas para a agricultura de subsistência. Com a queda da produção do algodão, essa prática reduziu bastante, são poucos os agricultores que se dedicam exclusivamente na prática agrícola. O desmatamento está mais condicionado a prática da pecuária extensiva.





Casa de taipa – Sítio Gado Preto



O Desmatamento e o Uso de Queimadas





Na nossa agricultura são utilizadas técnicas atrasadas como o desmatamento de forma irracional sem preservar as principais espécies nativas da nossa vegetação, o uso de queimadas ou coivaras para depois começar o plantio. Com isso, o terreno fica exposto ao sol e ao vento ocasionando a perda de nutrientes e a erosão do solo.





O uso indiscriminado do solo provoca sérios problemas ambientais como a erosão e o aumento do processo de desertificação.

O processo de desertificação nas áreas rurais do nosso município tem se intensificado devido à devastação das plantas nativas por meio de queimadas e introdução de plantas rasteiras para pastagem que não protegem o solo da ação solar e da erosão.



O Ambiente Rural e os Recursos Hídricos



As águas que caem, na forma de chuvas, sobre as áreas rurais traduzem felicidades para os agricultores, pois é, com as primeiras chuvas do ano, o homem do campo inicia as suas plantações e conseqüentemente com a continuação das chuvas ocorrerão grandes safras de legumes, pastagens para o gado, os açudes e barragens enchem e amplia a criação de peixes que servirão de alimento para a população rural, além de favorecer a lavoura irrigada no período de estiagem.





Mas, com o uso de agrotóxicos para combater as pragas da lavoura e herbicidas introduzidas na lavoura para reduzir o trabalho braçal, facilitar o desenvolvimento das lavouras de milho e combate ervas daninhas, isto é, espécies vegetais nativas que, mesmo não sendo plantadas, são capazes de brotar, a partir de sementes espalhadas pelo ar, ou por passarinhos, ou que já existem no solo. As águas armazenadas em açudes, riachos e rios, muitas vezes, ficam contaminadas por esses tipos de venenos que causam mortes do seres vivos do ecossistema aquático e provocam doenças e até a morte nos animais terrestre e no próprio ser humano.



Os Problemas Sociais do Campo



Os problemas sociais no campo ocorrem em conseqüência da falta de assistência à população por parte dos órgãos assistenciais, como assistência médica, são poucos os postos de atendimentos; ausência de assistência técnica para a agricultura e pecuária, que poderia auxiliar os agricultores no plantio e na criação de animais; a falta de financiamento rural ou criação e desenvolvimento de projetos agropecuários para o nosso município. Com isso, a população rural passa por precariedade e grandes dificuldades sociais.

Quanto ao meio natural, por falta de conhecimento os agricultores têm provocado certos danos, até mesmo por falta de conhecimento técnico e orientações. O desmatamento desordenado, sem preservar as principais vegetais da região e as queimadas praticadas em horários inconvenientes sem precauções de incêndios. A caça e a pesca em períodos de reprodução, que pode causar extinção das espécies.

Esses problemas poderiam ser amenizados com a participação das associações comunitárias rurais, através de palestras e debates realizados com os agricultores, com a colaboração do IBAMA, Universidades, Emater, Secretaria de Agricultura do município e outros órgãos governamentais e não governamentais que defendem o meio ambiente.

Sugestões de Atividades



Para você fazer com a sua Professora

1.Organize com os seus colegas de equipe um álbum seriado com figuras e textos sobre o meio ambiente do município de Cajazeiras. Sua professora poderá orientá-los.



Responda no seu caderno

1.Qual a qualidade da água da nossa cidade? Ela é tratada?

2.Cite algumas formas de aproveitamento do lixo.

3. Relacione as principais doenças transmitidas pelos animais que vivem no lixo.

4.Quanto de água perdemos por dia em condições normais?

5.Quanto de água precisamos repor por dia?



Pesquise no seu caderno

1.Se as ruas do seu bairro têm rede de esgoto.

2.O destino do lixo da sua escola.

3.As principais causas da violência em nossa cidade.

4.Como é feito o tratamento da água antes de ser distribuída para a cidade.

5.O que devemos fazer para ajudar e proteger o Açude Grande de Cajazeiras.



Tente montar uma cruzadinha no seu caderno

1.Ambiente de grande transformações feitas pela sociedade humana.

2.Recursos que são retirados da natureza.

3.Conjunto de plantas nativas de uma determinada região.

4.Líquido essencial para a vida no nosso planeta.

5.Representa o símbolo da vida no nosso planeta.

6.Forma que apresenta a superfície terrestre.

7.Árvore que deu origem ao nome da nossa cidade.

8.Ambiente pouco transformado pelos seres humanos.



5

1 N

2 A

3 T

4 U

R

6 E

7 Z

8 A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG CHICO DO RADIO O SECRETARIO DO POVO